Por isso, as contestações ao sistema e ao poder católico não eram comuns no auge do feudalismo. Os cristãos ortodoxos se separaram da Igreja Católica no ano 1054 com o cisma de Cerulário, mantiveram a sucessão apostólica e, por isso, têm válida a celebração dos Sacramentos. Cada comunidade tem o seu Patriarca (Jerusalém, Grécia, Istambul, Rússia, etc.) e não em um único chefe de todos.
- Ela se articula com outras instâncias mais hierárquicas da Igreja, compondo a grande constelação católica.
- A Rússia com seus 150 milhões de habitante é olhada pelos commerciantes e industriaes como um interessante potencial econômico, capaz de consumir os excessos da producção nacional de seus respectivos paizes.
- Ainda que as Irmandades tivessem de alterar os seus estatutos, muitas não o fizeram, não sendo postas em causa e, além disso, não tardou que existisse legislação atribuindo ao clero a acreditação dos membros cultualistas como católicos.
- Merecendo destaque o considerado pela historiografia como o início de uma colaboração mútua, as diretrizes políticas entre a hierarquia eclesiástica, considerando que a liderança da Igreja Católica no Brasil e o Estado tinham sido definidos no contexto dos primeiros anos da República.
- Nesse meio termo, a persistência de muitos problemas se relacionava a falta de padres nas dioceses, considerada a gravidade em algumas regiões isoladas geograficamente, como na Província Eclesiástica de Cuiabá, onde a Santa Se detinha seu olhar estratégico, e mais especificamente para as províncias eclesiásticas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
O Protestantismo surgiu no século XVI, a partir uma de ruptura com a Igreja Católica, feita pelo monge Martinho Lutero. versículo de hoje com 95 teses que demonstravam as suas insatisfações diante da religião. Dentre os motivos, estavam a venda de indulgências, a adoração de imagens, missas em latim, celibato e a autoridade do Papa. Mas, assim como no Catolicismo, os protestantes são cristãos e seguem os preceitos da Bíblia. “Isso não diz respeito apenas à questão interna da igreja, mas também como a pessoa deve viver em família, no trabalho, em sociedade, nos relacionamentos, em todas as áreas.
Monique Medeiros, Ré Em Caso Henry, Volta A Trabalhar Na Educação Do Rio

Em se tratando de moralização de condutas, as intenções de protestantes, católicos e maçons não eram tão díspares quanto podem parecer numa análise estreita. Os ultramontanos buscavam com disposição instilar o rigor disciplinar entre os trabalhadores imigrantes tendo em vista a composição de uma nova ordem social, um tanto quanto ameaçada pelos ideais políticos anarquistas, dos quais os italianos não estavam distantes. Em Tão longe tão perto, ficam claras as lições atuais ditadas pela historiografia nesse início do século XXI e não ignoradas pela autora. Uma delas é tentar apreender o que dizem os autores discutidos, reconhecendo que eles possuem uma competência própria para analisar sua situação. Outra infl uência marcante do texto – esta já com referência explícita em trechos da obra de Domingues e não necessariamente distante da proposta acima referida – está em seguir a trilha do movimento intelectual conhecido como linguistic turn, ou virada linguística. Compreendendo os pressupostos dessa corrente, Beatriz Domingues consegue perceber os escritos jesuíticos e não jesuíticos dos Setecentos – sejam eles a favor ou contra o papel dos inacianos – longe dos maniqueísmos muito comuns na historiografia, tais como “pombalismo X jesuitismo”, “ilustração X escolástica”, “razão X religião”.
- Quando ele proclama por um ato definitivo uma doutrina pertinente à fé e à moral, ele é considerado infalível.
- Contrariavam ainda o dogma católico da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) como representação de Deus.
- Ele toma uma atitude extrema e faz uma “opção preferencial” pelo movimento do cangaço.
- Nesse sentido, a hierarquia eclesiástica precisava se organizar e traçar novas formas de conduta diante do novo cenário político, pois, com a Proclamação da República as regras do jogo mudaram.
- O uso da palavra ‘popular’ qualificando o termo ‘religião’ ou ‘catolicismo’ é bastante recorrente nas ciências sociais.
Na segunda parte do livro, o autor desenvolve seu estudo de caso, reconstruindo, com rica documentação, todo o processo que conduziu a demolição da antiga e a ereção da nova Matriz. Desta forma, a aproximação entre religiosos e arquitetos e a inércia/desinteresse dos órgãos institucionais, segundo o autor, teriam ajudado o modernismo a se colocar como a possibilidade arquitetônica capaz de atender aos desejos do clero por novas formas litúrgicas, mais adequadas ao espírito desenvolvimentista no qual o país estava mergulhado. Neste sentido, “o projeto modernista” vincularia a idéia de retrógrado, de ultrapassado, sobretudo, aos chamados “estilos históricos”, a partir de uma construção discursiva que também reverberaria na política do próprio Sphan, uma vez que houve pouquíssimos tombamentos de edifícios em estilo eclético neste período. 8 Sendo eu próprio um historiador da «Separação» em Portugal, embora numa perspetiva menos política e mais social e cultural, as conclusões de Luís Salgado Matos são particularmente preciosas, não apenas por aquelas que são coincidentes, mas também devido às que são divergentes.

O Catolicismo Militante Em Minas Gerais: Aspectos Do Pensamento Histórico-teológico De João Camillo De Oliveira Torres
Dito isto, constata-se, é preciso posicionar as ocorrências como parte de um conjunto de ações e da mobilização de recursos integrados para o fortalecimento da identidade nacional em associação ao catolicismo. Do mesmo lado Mainwaring , estudioso das artes, caracterizou a atuação da Igreja nessa fase pelas “[...] adaptações institucionais aos desafios de existir numa república secular [...]. Para ele, a visão e as ações da mesma tiveram precedentes, contudo, concordando com Azzi, não seria antes do decênio de 1920 que esse novo modelo de Igreja, da neocristandade, viria a florescer”40.
- Segundo o conceito defendido pela Igreja, Deus determinou que existissem os que rezam, os que lutam e os que trabalham.
- Até os dias atuais as igrejas permanecem cindidas, apesar de algumas tentativas de reaproximação realizadas desde o Cisma do Oriente.
- Durante a Idade Média, a igreja católica ganhou a adesão de boa parte da burguesia e assim se tornou a instituição mais poderosa, inclusive, impondo-se sobre o próprio poder real, muitas vezes.
- O catolicismo pode ser considerado a maior comunidade religiosa de todo o mundo, a sua maior presença está situada na Europa e na America.
- A necessidade de estados laicos levou à restrição da Igreja meramente ao campo religioso.
- Posteriormente, os franciscanos e outras ordens religiosas se instalaram no Brasil.
